AÇÃO E CIDADANIA: EM MOVIMENTO

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista

Um grupo de amigos decidiu colocar em prática o lema do programa da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU) deste ano: “Rios limpos para mares limpos”. Na atividade desenvolvida neste domingo, 16/9, foram recolhidos, separados e classificados, na Praia de Ganchos de Fora, mais de 200 quilos de resíduos sólidos. A ação se soma a diversas iniciativas no mundo todo para sensibilizar as pessoas para o consumo responsável e descarte correto do lixo.

Entre as idealizadoras da ação está a gancheira Chaiane Venâncio. Estudante da quarta fase do curso de Turismo da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Chaiane diz que a defesa do meio ambiente está intimamente ligada ao turismo e a pesca responsável. “Se a gente cuidar das praias, se o mar for um lugar saudável, nossa cidade nunca vai ter problemas em atrair turistas e garantir o sustento na mesa da família do pescador”.

Nas praias de Ganchos a ausência de estaleiros para construção e reformas de barcos incomoda muitos pescadores que realizam as reformas na praia. Karolina Silva, estudante de Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), menciona que é preciso um programa municipal para sensibilizar o pescador para os cuidados com o mar. “Nós retiramos uma grande quantidade de lixo da praia. Foram mais de 700 bitucas de cigarro e 69 tampinhas de garrafas, por exemplo. O lixo que fica das reformas de barcos também prejudica muito. Acaba depositado no mar”, entende Karolina que acrescenta que o pescador é importante nesse processo de cuidados com as praias e o mar. “Vamos pensar a economia que o pescador vai ter se trocar o óleo do barco em um lugar correto, se ele trazer para terra o saco de lixo, e se tiver um lugar adequado na comunidade para proteger e reformar as embarcações das marés, das chuvas. O pescador precisa ter o mar como seu aliado, senão um dia tudo acaba. 75% da economia nossa é do mar.”.

Em Governador Celso Ramos, as atividades surgiram de amigos em prol do Meio Ambiente, com o apoio do “Supermercado Baldança”, do “Restaurante O Siri Cascudo”, da “AVR Fotos”, da “Real Biz Negócios Imobiliários”, da “Trips Surf Boards”, do “Edmar Materiais de Construção”, de “Heron Flores Corretor de Imóveis”, e do “Movimento Ação e Cidadania de Governador Celso Ramos (MAC)”.

O grupo recolheu, separou e classificou mais de 200 quilos de resíduos sólidos

Participaram da coleta de resíduos: Chaiane Venâncio, Karolina Silva, Eugênio Prudêncio Abraham Netto Carmo, Vamberto Venâncio, Maria Eduarda Soares, William Wollinger Brenuvida. Também Alda A Duarte, Muniki Duarte Garcia, a professora Rute Miriam Albuquerque e o esposo Cesar, e as crianças: Otávio, Erick e Julia. O grupo ainda pretende realizar mais limpezas em praias do município, atitude que faz parte de um movimento global em prol da natureza, do bem-estar das pessoas: ação e cidadania.

Foram retiradas da areia mais de 700 bitucas de cigarro

 

Deixe uma resposta

Você pode gostar também