Projeto incentiva alunos a protegerem as florestas

Projetos e ações que visam proteger a natureza e incentivar alunos das escolas municipais a preservarem o meio ambiente são desenvolvidos pela Secretaria de Educação, através da Escola do Meio Ambiente. Neste mês cerca de 30 alunos da E.E.B.M Professora Maria Amália Cardoso, entre 12 e 14 anos, participaram do Projeto Proteção das Florestas na qual tiveram aulas teóricas e expositivas na Escola do Meio Ambiente, localizada da Costeira da Armação, e aulas práticas com o plantio de mudas na Fazenda da Armação (PRAD – Plano de Recuperação de Áreas Degradadas) e na trilha ecológica sentido a praia do Sissial. Lembrando que ontem, dia 21 de setembro, foi comemorado o Dia da Árvore.

Este projeto é de suma importância pois o município de Governador Celso Ramos possui Área de Preservação Ambiental (APA), Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Segundo a diretora da Escola do Meio Ambiente, Luciara Azevedo, o objetivo deste trabalho é incentivar a proteção das florestas, no município de Governador Celso Ramos e em qualquer local que possua área verde. “Assim vamos preservar e manter espécies em seus devidos habitats, minimizando os efeitos antrópicos sobre o meio ambiente e vamos melhorar a qualidade de vida de todos os moradores da região”.

O projeto torna-se um instrumento fundamental para incentivar as práticas responsáveis dos alunos, bem como atitudes positivas para a valorização e preservação do meio ambiente. “As florestas nos proporcionam melhor qualidade do ar, amenizam a temperatura, impedem o deslizamento nas encostas, promovem a filtragem de água pluvial, proporcionam abrigo para diversas espécies de animais, além de fornecer alimentos e matéria prima. Quando cortamos uma árvore a destruição é bem maior do que parece. Preservar, proteger e cuidar das florestas é um compromisso de todos”, sugere a diretora e bióloga Luciara Azevedo.

Deixe uma resposta

Você pode gostar também