Guardiões do Meio Ambiente participam de trilha ecológica

Entre os projetos desenvolvidos pela Escola do Meio Ambiente, através da Secretaria Municipal de Educação, a Trilha do Sissial – Palmas tem como objetivo mostrar aos alunos participantes e formados Guardiões do Meio ambiente, que o local é considerado um laboratório vivo, uma sala de aula natural, com a experimentação direta, despertando interesse, curiosidade e descoberta. Os alunos frequentam as Escolas Municipais Profª Silvia Prazeres de Carvalho e Pref. João Baldança Sobrinho.
 
Para a diretora da Escola do Meio Ambiente, Luciara Azevedo, a Trilha do Sissial possui uma boa estrutura para a realização de atividades de Educação Ambiental, gerando grande sensibilização na manutenção do equilíbrio natural  e cuidado com a natureza por parte dos alunos. Eles aprendem um pouco mais sobre o local onde vivem, as formações florestais, sua importância e modo de conservação que são de grande valia para a aproximação deles com o ambiente natural, além de ser um meio de aprendizagem na prática.
 
O contato do homem com a natureza, nas sociedades contemporâneas, encontra uma barreira cultural ditada pelos meios de comunicação e p
elo consumismo, o que torna esse contato dificilmente harmonioso por si só. A prática da Educação Ambiental  é essencial para harmonizar a interação do ser humano com o ambiente natural.
 
“Com esse objetivo, a trilha ecológica do Sissial aplicada  para alunos das escolas municipais em  de Governador Celso Ramos, esta trazendo bons resultados para a Educação Ambiental no município, além de explorar o raciocínio lógico, incentivar a capacidade de observação e reflexão, além de apresentar conceitos ecológicos e estimular a prática investigatória. As trilhas visam propiciar atividades que revelam os significados e as características do ambiente por meio de uso dos elementos originais, por experiência direta e por meios ilustrativos, encaixando-se como um instrumento básico de Educação Ambiental”, explica Luciara.

Deixe uma resposta

Você pode gostar também