ENCONTRO DAS ARTES – Artes, Artesanato, Hotelaria e Turismo

Da proposta:

A iniciativa propõe realizar um encontro das artes, artesanato, hotelaria e turismo, no município de Governador Celso Ramos, Santa Catarina, na localidade de Areias de Baixo. Buscamos estreitar laços entre artistas, realizadores artesanais, também com o setor de hospedagem e turismo, e a comunidade em geral.

Governador Celso Ramos é abençoado pela exuberância da natureza, privilegiado por suas belas praias. Há em nosso município riquíssima história e cultura, hoje pouco difundida. Constatamos que o Turismo está em expansão, com nossas praias e dias de sol que atraem turistas de todo o mundo. O Turismo carece, porém, de atrativos artísticos e culturais que podem movimentar a cidade não apenas na temporada de verão.

Geralmente os turistas não encontram lugares onde possam ter contato com a arte local ou adquirir lembranças (souvenires) do lugar, e isto migra esse turista para cidades próximas, hoje mais preparadas para receber o turista. Essas divisas, esses recursos acabam permanecendo apenas nesses municípios próximos.

No mundo todo a Arte e a Cultura mobilizam uma fatia importante da economia. Mas, é preciso fazer isso com seriedade, permitindo que Arte e Cultura gerem renda extra aos moradores locais, atraindo também possíveis investidores no setor de decoração e artesanato.

É necessário abrir espaços também ao setor de hotelaria e hospedagem. Permitir um incremento substancial aos passeios de barco, utilização da rede de bares e restaurantes para que os turistas, hóspedes, clientes e visitantes conheçam e tenham mais familiaridade com os ateliers existentes no município.

Pensando nesta proposta inédita, o Artista plástico Flavio Pettinichi, que já abre as portas de seu atelier para amigos e clientes, oferece um debate amplo e descontraído, abrindo as portas de sua casa ao público interessado em expor suas atividades artísticas. A ideia é intercambiar experiências e ampliar a rede de contatos. Aos interessados não haverá qualquer custo. O expositor nada pagará para participar e expor sua arte, suas obras, e cada expositor será responsável pelas suas vendas.

Queremos deixar destacado que este evento é uma iniciativa privada, com colaboradores privados, e que toda ajuda será bem-vinda por parte de empresários, e até por parte da Prefeitura para melhorara infraestrutura do local do evento. Vamos convidar alguma autoridade do governo municipal.

Temos a certeza de que esta primeira experiência vai abrir as portas para novas possibilidades de crescimento econômico e sociocultural ao município, com o desejo de tornar referência de Turismo,Cultura e Arte como já ocorre em outros lugares da região e do país.
Possuímos, no município, material humano, histórico e geográfico para acontecer.

Serão ocupadas áreas livres da residência:
• 3 salas
• Um deck de 6 x 2 metros
• Um quintal gramado de 10 x 08 mts com uma barraca de 4 x 4 mts
• Uma cozinha onde serão servidos bolos, café,chá, refrigerante e água.
• Uma sala para assistir vídeos e ter acesso a uma biblioteca de arte.
• Um mini palco será montado para apresentação de algum músico, (a confirmar);
• O local possui um estacionamento amplo para mais de 30 carros;

Dentre as atividades teremos:
• Exposição de artesanato utilitário e moveis rústicos;
• Pintura sobre tela – Bonecas de Pano, Telhas Pintadas, Bijouterie, etc
• Doces caseiros- pães caseiros;
• Prática artesanal do Crivo (a confirmar)
• Resenha histórica ministrada pelo Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC) William Wollinger Brenuvida, morador do município.
• Participação especial Niede D`Aquino , do espaço Portal Lumen, Bairro Costeira, com dança e apresentação musical em Flauta;
• Apresentação musical de Voz e Violão (a confirmar);
• Atividades diversas no transcurso da tarde;
• Será realizada uma rifa, em compra voluntária, de uma peça do artista Flavio Pettinichi .

Do evento:
ONDE:Residência/Atelier do artista plástico Flavio Pettinichi e da sua esposa Lou Witt, Av. Papenborg, KM 3,5, Bairro Areias de Baixo. (Ao lado do campo de futebol do Amazonas)
DATA: Domingo, 28 de abril de 2019.
HORÁRIO ESTIMADO: das 14 às 19 horas.
PÚBLICO: Participação de artistas regionais – entre 10 e 15 expositores.

A entrada é gratuita!
Este será o primeiro encontro dos muitos que desejamos realizar. Contamos com a colaboração de todos para divulgar. Mais informações: 99827-5154.

Obrigado.
Flavio Pettinichi

 

 

 

Deixe uma resposta

Você pode gostar também